PASSO A PASSO COM FOTOS E DICAS PARA SEU ARTESANATO

Biscuit ou Porcelana Fria é a massa de modelar produzida a partir da mistura de amido de milho,cola branca para porcelana fria,conservantes como limão ou vinagre e vaselina. Este tipo de massa não precisa ser aquecida para que mantenha seu formato final de modelagem e seca em contato com o ar. O Biscuit é uma massa de fácil modelagem, aceitando tingimento e pintura com diversos tipos de tintas e corantes.

Modelagem
A massa de Biscuit é versátil e pode ser utilizada para uma infinidade de projetos. Pode-se aplicar a massa natural ou tingida, criando efeitos diferenciados de acabamentos.
Para as peças modeladas após o tingimento será necessário preparar todas as quantidades necessárias para o projeto em cada uma das cores escolhidas, isso porque será muito difícil conseguir o mesmo tom em outro lote de massas a tingir.
Também pode ser realizada a modelagem com a massa natural (sem corante ou apenas com branqueador de massa) e ser pintada depois de seca com tinta látex, acrílica e também tinta a óleo. Alguns destes pigmentos podem também ser utilizados para tingir a massa.
A secagem da peça é feita deixando em local arejado e escorada caso exista necessidade, sobre uma superfície porosa como uma espuma ou tecido. Note que a peça encolhe cerca de 30% em suas dimensões por conta da evaporação da água, comum no processo de secagem.
Muito cuidado , pois se o boneco que você for modelar tiver muitos detalhes.Cuidado na hora de em que você estiver fazendo o molde para não sair tudo errado !

Tingimento
Por ser atóxica (na maioria das composições) a tinta de tecido é bastante utilizada na coloração da massa de biscuit. Outras opções são os corantes em gel ou pó específicos para esse tipo de artesanato que podem ser encontrados em casas do ramo.As tintas à base de óleo não são indicadas por conta do manuseio da massa e da possibilidade de alergias em contato com a pele. Caso utilize esse tipo de corante use luvas para tingir e também ao modelar com a massa.
Pode ser feita a pintura em massa natural seca ou não, e o pigmento recomendado é a tinta látex. O excesso no uso da tinta (grossas camadas de pintura ou diluição excessiva da tinta) pode causar rachaduras na peça. Caso isso ocorra, lave a peça imediatamente em água corrente removendo toda a camada de tinta e seque com um jato de calor (secador de cabelos).
Sua pintura deve ser suave e delicada com pinceladas pequenas com muita pouca tinta para que o seu trabalho no biscuit ou a porcelana fria não se borre com o excesso de tinta no pincel.

===========================================================

=> Massa fria para Biscuit

Abaixo vão duas receitas de massa de biscuit que não vão no fogo nem no micorondas. biscuit frio é também conhecido como Biscuit Peruano.

Receita de massa fria para biscuit I
- 2 xícaras de chá de amido de milho
- 1 xícara de chá de cola branca
- 1 colher de sopa de vaselina líquida ou óleo de cozinha
- 1 colher de sopa de suco de limão ou vinagre branco
- 1 colher de sopa de creme para as mãos (não gorduroso)

Misture tudo e está pronto. Use o creme de mãos para sovar a massa.

Durabilidade: 1 mês no saquinho plástico sem ar e fora da geladeira

Receita de massa fria para biscuit II

- 1 xícara de café de maisena;
1 xícara de café de farinha de trigo;
1 xícara de café de cola branca e
1 colher de chá de creme para mãos não gorduroso.

Misture bem os ingredientes, sempre mantendo as mãos pulverizadas com um pouquinho de farinha de trigo, até a massa adquirir uma textura elástica.
Conserve-a embrulhada em filme plástico.

Dicas para uma boa modelagem:

1. Nunca deixe sua massa exposta a corrente de ar por muito tempo, pois isso pode formar uma película sobre a massa ressecando-a e rachando-a.

2. Se a massa estiver bem guardada dentro de saco plástico, em local fresco, a massa poderá durar até seis meses.

3. Para tingir a massa, utilize sempre tinta a óleo, corantes em pó ou tintas para tecido.Para tingir as cores mais suaves, acrescente a tinta branca (óleo) branco de titânio, isto ajudará a clarear e evitará que sua massa fique transparente. Se for corantes basta tingir direto na massa.

4. Tinja somente o que for usar, pois a massa tingida tem menos durabilidade.

5. Para colar biscuit, utilizar cola branca a base de PVA ou cola instantânea.

6. O tempo de secagem da peça é de 3 a 4 dias, dependendo da temperatura ambiente.

7. Como utilizar os moldes de silicone: Faça uma bola de massa de biscuit sem marcas e pressione no molde. Com dedo faça movimentos de fora para dentro. Para facilitar a retirada, passe em um cotonete, um pouquinho de vaselina líquida.

8. Antes de envernizar a peça, deixe-a secar bem. Use de preferência verniz fosco, spray. Caso queira brilho na peça, use verniz brilhante.

Aproveitem as dicas básicas e façam lindas peças!

*********************************************

Conjuto para Quarto de Bebês

Galerinha! Olha que linda essa decoração para quarto de bebês. Essa delicada
decoração com motivo de balões e cataventos pode ser usada em quartinhos
de meninos e meninas. A decoração de caixas, placas e guirlandas com biscuit
faz toda a diferença! Vamos aprender como se faz?

*********************************************
Arranjo de Flores em Biscuit

Este é um tutorial que mostra como fazer lindas flores em biscuit,
vamos aprender?
Então mãos a obra! kkkk...

********************************************

Boneco de Neve em Biscuit

Essa é uma peça muito fácil de fazer pra quem esta começando nessa arte, que
tal um desses embaixo da sua árvore de Natal? Aqui vai o passo a passo!

1. Faça duas bolinhas com a massa branca e
coloque a menor sobre a maior. Usando a esteca faça
uma pequena cavidade no lugar onde irá encaixar os braços.

2. Com a massa laranja, faça um pequeno
cone e coloque no meio da cara do boneco.
Faça duas bolinhas bem pequenas com a
massa azul e coloque no lugar dos olhos.
Usando um palito de dentesm marque a
boca do boneco conforme a figura ao lado.

3. Com a extrusora, faça tirinhas vermelhas e verdes.
Alinhe as tirinhas vermelhas e verdes alternadamente
e alise com um rolo.

4. Corte uma pequena parte da faixa e dobre-a como na primeira figura.
Texturize a borda da faixa com um palito de dentes. Com a parte maior da
faixa, dobre (segunda figura) e coloque em volta do pescoço do boneco
de neve.

5. Com a massa marrom, faça um Y e coloque no lugar
marcado para os bracinhos. Faça um textura com um
palito de dentes. Faça os botõezinhos e coloque no
corpo do boneco. Com um palito de dentes, faça dois
furinhos em cada botão.

6. Faça uma folha plana com a massa vermelha e corte a forma de um
setor circular (primeira figura). Enrole na forma de um cone, coloque na
cabeça do boneco e dobre como na terceira figura.

7. Coloque uma faixa de massa branca na junção entre a touquinha e a
cabeça do boneco e texturize com um palito de dentes. Coloque uma
bolinha de massa branca na ponta da touca e texturize.

8. Faça uma base para o boneco.

********************************************
Bailarina em Biscuit

Olha que gracinha essa bailarina! Tomem nota do passo a passo e presenteie
alguém que você gosta!
(Créditos ao blog Vila do Artesão)

Você vai precisar:

- 1 bola de isopor de 1 cm de diâmetro
- 1 bola de isopor de 3,5 cm de diâmetro
- massa de biscuit nas cores pele, rosa chá e branca
- palitos de dente
- rolo de abrir massa
- estecas
- caneta permanente
- tinta acrílica marrom e branca
- linha de crochê na cor areia
- pistola de cola quente
- tule na cor rosa
- linha e agulha

Pegue a bola de isopor de 1 cm e faça uma bola de massa cor de
pele no dobro do tamanho. Envolva a bolinha de isopor e
modele até ficar parecendo uma coxinha. Esse será o corpo.

Com um molde redondo, corte um círculo de massa branca.

Passe cola na parte interna e modele sobre o corpinho fazendo uma
leve pressão.
Cuidado para não amassar.

Com uma faquinha faça marcas na calcinha como se fosse dobras.

Para o que será a blusinha corte e estique uma tira de massa rosa chá.
Com uma esteca desenhe um pontilhado nas bordas da blusinha.
Reserve

Para os sapatos faça uma bolinha com a massa rosa. Modele
um pouco fora do centro como na imagem.
Faça um solado com a massa branca num formato que
encaixe com a massa rosa. Marque tiras com uma faquinha.
Cole a parte branca na parte rosa. Faça dois sapatinhos.
Reserve essas peças por enquanto e vamos fazer braços e pernas.

Faça dois rolinhos, modele o pulso e achate a ponta para as
mãozinhas. Dê um picote em V para formar um dedinho.

Faça dois rolinhos mais compridos para as pernas e achate
uma das pontas usando uma bola de isopor. Isso
ajudará na montagem. Reserve
também essas partes para a montagem da boneca
e vamos fazer o laço para o cabelo.

Corte um retângulo de massa rosa e corte as pontas em triângulo.
Depois una as pontas como na imagem. Faça duas dessas.

Com uma tirinha estreita de massa rosa e usando cola quente,
una as duas partes do laço de biscuit. Faça vincos para
parecer dobras.Reserve.
Começando a montagem de sua bailarina:

Passe a cola quente na parte achatada das pernas e fixe o corpo
de um jeito que dê sustentação à bailarina.

Passe cola na parte interna da blusinha e fixe no corpo dando
a volta. Corte o excesso na parte de trás e ajeite para
que fique bem acabado.

Espete palitos nas pernas e fixe os sapatinhos com a ajuda da
cola quente. Para ficar mais fofo, faça duas bolinhas e coloque
entre a perna e o sapatinho como se fosse uma meia.

Corte uma tira de tule rosa de 5cm de altura e 60 cm de
comprimento. Alinhave uma das bordas e fixe na cintura
da boneca usando um pouco de cola quente.

Coloque um palito no topo do corpinho e encaixe a cabeça
com cuidado para não marcar a massa.

Com a cola quente, cole os bracinhos nas laterais do corpo.
Segure até que fiquem firmes.
Vamos agora começar a confecção do cabelinho e da
pintura do rosto de sua bailarina:

Para o cabelo corte 25 tufinhos de linha de crochê e vá
colando um a um na cabeça com a cola quente.
Comece colando pela parte de baixo.

Termine colando um tufinho para a franja bem na frente
do rostinho. Faça um tufinho mais cheio.

Cole o laço no topo da cabeça.

Faça o acabamento cortando e alinhando a franjinha
da bailarina.

Com um pinta-bolinhas faça os olhos com duas bolinhas para
cada olho, como na imagem.

Com uma caneta permanente desenhe os cílios.

Desenhe também a boquinha.

Faça as bochechas usando pó de maquiagem.

Coloque brilhos nos olhos e nas bochechas
pintando bolinhas brancas.
Sua bailarina está quase pronta. Só falta pintar bolinhas
brancas no laço da cabeça e na blusinha rosa.
Sua bailarina está quase pronta. Só falta pintar
bolinhas brancas no laço da cabeça e na blusinha rosa.

Olha que fofura! Sua bailarina já esta pronta, agora se
prepare para receber os elogios!

********************************************

Chaveiro de Sapinho

Pessoal, amei essa idéia! Olha que fofinho e criativo
chaveirinho, fácil de fazer então mãos a obra!
(Créditos ao blog wp.clicrbs. )
Você vai precisar dos seguintes materiais:

- Massa nas cores branca e verde;
- Rolo de abrir massa;
- Cortador no formato de coração no tamanho que você preferir;
- Canudo para fazer o furinho do chaveiro;
- Alicate de bijouteria;
- Cola braça;
- Esteca de marcação ou faquinha descartável;
- Fitas e cordão (pode ser também rabo de rato);
- Miçangas nas cores brancas e verde;
- Tinta acrílica preta;
- Pinta bolinhas;
- Base para chaveiro.

MODO DE FAZER:

Pegue uma quantidade de massa verde e abra com o rolo sobre
uma superfície lisa.

Use o cortador de coração e corte o formato do nosso chaveiro.

Não esqueça que logo em seguida deverá ser feito o furo com o canudo
enquanto a peça ainda está mole na ponta do coração que ficará invertido
para dar formato ao nosso sapinho. Uma dica: ao deixar a peça secando não
esqueça de virar de vez enquanto os lados para que ela seque por inteiro e não
acabe torta.

Com a base do chaveiro seca, faça duas bolinhas com a massa
branca e achate levemente.

Passe cola branca próximo ao furinho, deixando espaço para o chaveiro
e cole apertando levemente.

Para fazer a patinha você vai pegar uma pequena quantidade de massa, fazer uma
bolinha e depois uma coxinha.

Com uma esteca (ou mesmo uma faquinha descartável) marque duas
vezes formando o pezinho.

Cole na parte de baixo do coração com a cola branca com as
patinhas para fora como se formassem um “V”. Com o pinta bolinhas faça
os olhinhos do sapo.

Enquanto a peça seca aparre os cordões e as fitas na base
de chaveiro e decore com miçangas combinando. Aqui usamos
verde e branca para combinar com a cor do nosso sapinho.

Prontinho! Seu lindo chaveiro de sapinho esta pronto!

********************************************

Árvore de Natal de Linha

Amigos Natal esta chegando e olha que idéia linda pra enfeitar essa data!
Fácil de fazer e uma terapia maravilhosa para mente...

Feita com sobras de linha verde ou colorida, vc usa a sua criatividade para elaborar essa árvore de linha.
Faça um cone de papel, tipo cartolina ou papel cartão.
Para não colar a linha no papel é preciso revestir esse cone com um plástico, pensei em algo como plástico filme, daqueles que a gente usa na cozinha sabe, para tampar alimentos em recipientes sem tampa? Pode também ser com papel contact antes dele virar um cone, acho até que é melhor viu... tive essa idéia só agora.
Enrole a linha sobre o cone revestido com plástico.
Depois que estiver exatamente do jeitinho que vc quiser, com várias voltas, arremate a linha embaixo e comece a passar cola branca sobre a linha.
Pode ser cola escolar, mas acho melhor usar daquelas de rótulo azul. É mais garantido.
Quando estiver quase seco, retire o cone e espere secar completamente.
Feito isso é só enfeitar com florzinhas, bolinhas e qualquer enfeite que vc tiver aí em casa.
Espero que tenham gostado da dica. Vi no Facebook com um passo a passo não muito detalhado, então reescrevi pra melhorar o entendimento.

Créditos do post árvore
de natal de linha: 
Blog Artes da Lisandra

********************************************

Pote de Vidro Decorado - Ônibus Escolar 

Olaaaaa arteiras queridas que me acompanham,tudo bem com vocês?
Que tal aprender uma nova idéia para decorar aquele pote sem graça,transformando em um carrinho para guardar lápis,giz,acessórios escolares.
A criançada vai adorar,sem falar que é uma idéia bacana para ganhar um dim dim.
Espero que gostem e aproveitem!
Bjokas

********************************************

Como fazer cabeça de Mickey ou Minnie

Amores, atendendo a pedidos...kkkk...tenho muitas pessoas que me perguntam como se faz a cabeça do Mickey ( ou Minnie) e já que esse é um dos temas mais procurados aqui do Blog, nada mais justo do que dar essa digamos..."colher de chá" para as mamães que estão preparando o aniversário de seus pimpolhos!! Não tem segredo! Então vamos aprender???

Passo 01 - Fazer uma bolinha de massa ou então basta ter uma bolinha de isopor e revestir com a massa de biscuit preta (mostramos como fazer isso na foto acima na confecção da bailarina) Enfim, feito isso, aconselho a perfurar sua bolinha num palito de dente para melhor apoio.

Passo 02 - Para este passo, você vai modelar uma coxinha pequena, e em seguida amassar sobre a superfície lisa. Após, corta a parte mais fina da coxinha, finalizando no formato conforme figura abaixo. Em seguida cola na bolinha realizada no primeiro passo.

Passo 03 - O nariz do Mickey é modelado da seguinte maneira: Faz-se uma cobrinha, medindo o tamanho que fique proporcional a parte dos olhos, conforme a figura mostra. Em seguida, puxa com as pontas dos dedos o nariz, arredondando para melhor acabamento.

Passo 04 – Unir as partes, Olhos e Nariz. Molhe a esteca faquinha na água para unir as parte, puxando a massa do nariz aos olhos. Finalize alisando a peça com os dedos úmidos para retirar as imperfeições.

Passo 05 - Hora de marcar a boca. Com um, marcador de boca, pressione para fazer a marcação, em seguida, com a esteca, fure a parte de baixo da boca, puxando para formar o queixo. Nas laterais da boca, faça as covinhas do sorriso. Fácil né?!

Passo 06 – Começando a dar cores. Marque com a tinta vermelha a boca, e com uma bolinha de massa preta, modela o nariz. Simples!!

Passo 07 – Esta surgindo o Mickey… Para as orelhas, modele duas bolinhas e amace-as sobre a superfície da mesa, lembrando de passar na superfície com um pouco de vaselina para a massa nao grudar.

E se seu Mickey for Minnie, é só colocar o lacinho (Passo 08):

E por último basta copiar o estilo dos olhinhos da foto abaixo, fazendo primeiro uma bolinha na cor branco de fundo e outra por cima na cor preta! Espero que tenham gostado!!!!

********************************************

Quadrinho infantil para meninos

********************************************
Passo a Passo Rápidos

********************************************

Vaso Diferente - Enfeite sua Casa

********************************************
Potes para cozinha

********************************************

Menina Fashion para Topo de Bolo

********************************************
Dinossauro para Festas Infantis

********************************************

Alice no País das Maravilhas

********************************************

Pregador para Embalagens

********************************************

Noivinha para Lembrancinhas

********************************************

Casal de Corujinhas

********************************************
Leãozinho de Biscuit

********************************************
Porta Retrato Bichinhos da Floresta

********************************************
Ponteira de lápis sapinhos

********************************************
Cabideiro para jóias

********************************************
Ovelha de Biscuit

********************************************
Mini Bolsinha de Biscuit

********************************************
Casal de Noivinhos

********************************************

Bebê com Toalha de Capuz

********************************************

Laço de Biscuit

********************************************

Quadrinhos com Bichinhos

********************************************

* As Dicas e Passo a Passos apresentados neste blog que não são de nossa autoria, foram encontrados na internet, na medida do possível pedimos autorização de seus autores para publicação dos mesmos. Caso você encontre algo de sua autoria que não foi citado entre em contato e lhe daremos os devidos créditos ou  caso solicitado retiraremos do blog.